terça-feira, 21 de junho de 2011

Alface brava com 1,93cm

Continuam os nossos estudos sobre a flora do Poceirão.
Desta vez destacamos a Lactuca serriola.


A Lactuca serriola é uma espécie relativamente comum em Portugal e é a espécie brava mais próxima da alface (Lactuca sativa). A sua aparência é muito diferente da forma tradicional da alface no entanto, há registos de que também pode ser consumida apesar de ter um sabor ligeiramente mais amarga que a alface.


Existem vários nomes comuns para a mesma planta:- Alface-brava; Alface-brava-áspera; Alface-brava-menor; Alface-brava-pequena; Alface-silvestre; Leituga.
Segundo a literatura é frequente ser encontrada em zonas perturbadas, baldios ou até junto a caminhos de terra batida, no entanto, não encontrámos algum tipo de padrão, pois na zona do Poceirão foi encontrada em locais com características tão diversas como em caminhos estreitos, no meio de pinheiros, junto a sobreiros e até ao lado de entulho.



Segundo a “Nova Flora de Portugal, Volume II, página 521” esta planta pode apresentar um caule até 180cm, curiosamente um dos exemplares que se encontrou apresentava uns impressionantes 193cm. A referida planta está representada nas várias fotos deste artigo.

Contrariando os registos do Jardim botânico da UTAD que indicam que esta espécie não deveria ser encontrada na zona do Poceirão, verificámos que até é bastante frequente podendo ser encontrados vários exemplares espalhadas pelo percurso seleccionado para os nossos estudos faunísticos.



Esta planta apresenta algumas características curiosas como a presença dos pêlos ao longo das folhas e se aplicarmos pequenos golpes ao longo do caule esta liberta látex.



Nenhum comentário:

Postar um comentário