Nome cientifico Motacilla alba
Outros nomes: Labandeira, Lavadeira, Lavandisca, Lavandeira, Alveliço, Avoeira, Boieira e Pastorinha.
Descrição
A Alvéola-branca, Motachilla alba, é uma ave bastante fácil de identificar, com o seu típico padrão escuro na cabeça, garganta e dorso, que contrasta com o branco no peito e abdómen, assim como nas faces. A cauda comprida e patas compridas são extremamente visíveis, pois esta ave passa bastante tempo no solo, baloiçando bastante a cauda, o que é um comportamento bastante característico desta espécie.
A subespécie britânica Motacilla alba yarrellii, que ocorre com regularidade no nosso território, distingue-se por possuir a mancha negra na garganta a estender-se até ao peito, e por ter o dorso negro, ao contrário da subespécie nominal que o possui cinzento-escuro mas algumas espécies podem ser mais coloridas apresentando tons de amarelo.
As Alvéolas-brancas são aves de pequeno porte, com um comprimento que ronda os 19,5 centímetros de constituição delgada.O bico é alongado e fino, próprio para uma alimentação à base de insectos.
Distribuição
Pode ser avistada em campos abertos, prados, margens fluviais e lacustres e no caso das ilhas surge frequentemente à beira-mar, com mais frequência no Verão enquanto no Inverno tem tendência a se deslocar mais para as Serras.
Classificação taxonómica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pesseriformes
Família: Passeridae Motacillidae
Subfamília: Motacillinae
Género: Matacillia
FONTE: www.avesdeportugal.info
Nenhum comentário:
Postar um comentário